Macacos gostam de Metallica, diz estudo


Macacada ligada num trash metal então, isso que eu gosto de ver.

Um estudo americano constatou que macacos também podem ser metaleiros. Em uma pesquisa publicado na revista Biology Letters, da Royal Society Journal, saguis-cabeça-de-algodão foram submetidos a uma série de músicas, desde clássica até jazz. De todas elas, as únicas que conseguiram acalmar os bichanos foram as da banda Metallica.

O experimento foi conduzido pelo psicólogo Charles Snowdown, da Universidade de Wisconsin-Madison, e pelo músico David Teie, que toca violoncelo na Orquestra Sinfônica Nacional. Para o estudo, os pesquisadores fizeram os saguis escutarem músicas de Bach, Led Zeppelin, Miles Davis, entre outros.

A conclusão é que macacos interpretam os sons de uma maneira diferente dos humanos. "Estranhamente, a única resposta que tiveram a diversas amostras de músicas foi uma resposta calma à banda de heavy-metal Metallica", disse Snowdown à publicação, segundo reportagem do jornal Daily Telegraph.

O psicólogo explica que a fala das pessoas não expressa necessariamente o estado emocional delas. "Quando acrescendo elementos extras, mudo o tom da voz, o ritmo, a altura ou velocidade, é onde está o conteúdo emocional". Ele deu o exemplo de bebês humanos, que também são capazes de interpretar diferentes tons e alturas de voz.

"Aprovação tem um tom crescente e tranquilização tem um tom decrescente. Adicionamos atributos musicais ao discurso para influenciar o estado afetivo de um bebê", afirma. "A voz, o padrão de entonação, a musicalidade, podem ser mais importantes do que palavras".

Porra, macacada maloqueira, isso da até orgulho

Postar um comentário